Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Mais higiene, menos saúde?

Estudos imunológicos chegaram à conclusão que à medida que as infecções diminuem nos países industrializados, aumentam as alergias, as asmas e as diabetes. Descobriram, por exemplo, que um indivíduo ao reagir a uma infecção, o seu sistema imunitário inibe as células que estão na origem da Diabetes do tipo I (http://jem.rupress.org/).

Outro estudo, no campo da Alergologia, chegou ao factor estatístico de relacionar o aumento da Asma com a redução da taxa de infecção pela bactéria Helicobacter pylori, implicada nas úlceras de estômago. Testes realizados em ratos de laboratório asmáticos (não sabia que também a tinham!), demonstraram essa razão directa: os infectados com a dita bactéria, tinham menos alergias e asmas, sendo que essa protecção era maior se a mesma tivesse acontecido desde o nascimento (Science&Vie nº1129).

É caso para pensar: quanto mais limpos, menos saúde?

Talvez será uma dedução demasiado drástica, mas que enquanto criança deveríamos correr, saltar, esfolar os cotovelos e os joelhos, trepar às árvores, rebolar pelas colinas cheias de ervas e flores, e chegar a casa cansados, poeirentos e arranhados, parece ser o melhor catalisador para o nosso sistema imunitário… e não só!

Sem comentários: